Sobre a Cidade


Administração

  • Prefeito: Adalberto dos Santos Amorin
  • Presidente da Câmara:
  • Vereadores:

Geografia

O município de Paranaiguara está localizado no estado de Goiás, na Mesorregião do Sul Goiano e Microrregião de Quirinópolis. Sua distância média de 351 km da capital do estado. Sua área total é de 1.153,833 km². Seus municípios vizinhos são: Cachoeira Alta, São Simão, Quirinópolis, Caçu e o município mineiro Santa Vitória. Distância do município aos principais centros em (KM):

  • Rio Verde – GO / 161
  • Uberlândia – MG / 274
  • Goiânia – GO / 351
  • Brasília – DF / 557
  • São Paulo – SP / 777
  • Belo Horizonte – MG / 810
  • Rio de Janeiro – RJ / 1.144

Clima

Em Paranaiguara predomina o clima tropical com estação seca (segundo a classificação climática de Köppen-Geiger). Estando numa região de alta altitude, o ar da cidade é relativamente seco na maior parte do ano, chegando a níveis críticos entre os meses de julho e setembro e ao extremo em agosto. Há três estações bem definidas: uma chuvosa, de fevereiro à março e final de setembro para outubro; uma seca, de agosto e começo de setembro; e uma de inverno durante o mês de maio.

Religião

Existe na cidade várias igrejas, cerca de dezoito diferentes, dentre as quais as maiores são Igreja Católica, (Igreja Matriz Imaculada Conceição construída em 2003, considerada por muitos a mais bela igreja de toda a Diocese de Jataí e nomeada como uma das mais belas da região) Assembléia de Deus Ministério de Anápolis, Congregação Cristã no Brasil e Testemunhas de Jeová. Há também salões de reunião como: Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus,um Centro Espírita Kardecista, alguns grupos budistas e crentes, porém a maioria dos fiéis da população são católicos e evangélicos.

Economia

No recente crescimento do agronegócio brasileiro, a cidade de Paranaiguara vem crescendo aos poucos com uma considerável estrutura agroindustrial da região. De acordo com IBGE em 2011,o município teve seu PIB de R$ 119.764,43 e seu PIB per capital de R$ 21.535,65. O centro econômico da região é favorável em São Simão, Caçu e Quirinópolis, pela demanda de usinas de Cana-de-açúcar e Etanol que nos últimos anos vem gerando empregos à população. A grande parcela trabalha nas indústrias das cidades vizinhas: Energética São Simão S/A e Constran ferrovia Norte-Sul, conclusão prevista para 2016 (São Simão-GO); Grupo Andrade (Santa Vitória-MG); Odebrecht Agroindustrial ( Caçu-GO ); Usina São Francisco ( Quirinópolis-GO) O município contém uma empresa local na fabricação de telhas ( Cerâmica Nilda), um laticínio de leite e um comodato. No centro comercial da cidade há vários supermercados, lojas de roupas, casa de materiais para construção e lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, a grande parcela dos comércios situam-se na Avenida Presidente Tancredo Neves a principal avenida que corta a cidade. Na cidade tem algumas agências bancárias: Banco Itaú e Sicoob e Correios, e alguns caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Banco do Bradesco, o município ainda não possui agências locais da Caixa Econômica Federal e a população se desloca para a cidade vizinha de São Simão quando é necessário.

Educação

Paranaiguara têm um bom ensino na educação, contém duas creches municipais; uma escola primária: Educandário Municipal Oscar Bernades, duas escolas de ensino fundamental: Colégio Estadual Presidente Costa e Silva; Colégio Estadual Bartolomeu Bueno da Silva e um colégio de ensino médio: Colégio Estadual Belmiro Soares, um dos melhores colégio de ensino da região junto ao Colégio São José em São Simão e Colégio Expansão em Quirinópolis. A cidade também conta com uma escola técnica municipal e cursos técnico da EAD IF Goiano de ensino a distância. O transporte escolar público tem muitos alunos rurais da região que estudam nas escolas e têm os alunos universitários que estudam na FESURV em Rio Verde e para alunos da faculdade FAQUI em Quirinópolis.

Cultura e Lazer

O principal turismo da cidade é no mês de maio que acontece a Festa de Maio que são 4 dias de festa, onde vêm vários cantores, há também apresentações das escolas; parques e balada. Em setembro acontece o Karkspora, uma festa e tradição da cidade. As duas maiores festas atrai várias pessoas da região. Há também alguns pontos turísticos e de lazer como a Igreja Católica, um Pesque-Pague localizado na BR-364 a 1 KM sentido a Cachoeira Alta. Na praça dos Três Poderes há um marco da antiga Paranaiguara (uma pedra rochosa),situa-se também: A prefeitura municipal; a câmara municipal; o fórum; a biblioteca municipal e a promotoria. Na praça também tem o Teatro Municipal onde acontece algumas atrações das escolas. Também ja teve atração de pessoas conhecidas como uma delas, os humoristas de Goiás (Nilton Pinto e Tom Carvalho)

Esporte

A cidade conta um estádio municipal: Estádio Onicolau, o time profissional da cidade é o PEC – Paranaiguara Esporte Clube, que participa de algumas ligas e campeonatos no Sudoeste Goiano e outras competições intermunicipais. Paranaiguara tem um clube poliesportivo municipal, contendo 4 piscinas de diferentes tamanhos; 1 campo de treinamento; 1 campo society; 1 quadra de vôley de areia; 1 quadra aberta de futsal e 1 parque infantil. A cidade também tem um ginásio de esportes onde acontece várias competições intermunicipais da região e do sudoeste goiano, tai como: Vôley Masculino/Feminino e Futsal. No futsal Paranaiguara conta com a equipe que e seu orgulho O C.A.I – Clube Atlético Independente, que representa gloriosamente a cidade em vários torneios intermunicipais e campeonatos regionais e manda seus jogos no ginásio de esportes Vicente Cândido da Silva. Na rodovia ao lado esquerdo da cidade também tem uma ampla pista de caminhada que liga de um trevo a outro e alguns playground para atividades físicas.

Setores Urbanos

  • Setor Central
  • Setor Irmã Cristina 1
  • Setor Irmã Cristina 2
  • Setor Industrial 1
  • Setor Industrial 2
  • Setor Mateirinha 1
  • Setor Mateirinha 2
  • Setor Teófilo Nonato
  • Setor Antônio Gabriel
  • Setor Sul
  • Vila Maria
  • Residencial Vitoria
  • Residencial Maria Abadia
  • Residencial Novo Sonho

Letra do Hino da Cidade de Paranaiguara

Composição: José Sebastião de Carvalho

Sobre um solo de jóias revestido,

Por entre as férteis matas de Goiás,

Nasceu Paranaiguara, alvissareira,

Rica Terra, onde habita um povo audaz.

REFRÃO: Avante Paranaiguaros!

Para o alto a nossa fronte!

Galgaremos altas serras,

Transporemos horizontes!

Sua Fama até muito longe vai…

Sua gente arrojada e hospitaleira

Deixará seu nome idolatrado

Nos anais desta Pátria brasileira.

Luzeiro de Remotas serranias,

Vergel florido, eterna primavera,

Seus filhos são afoitos bandeirantes,

Que trilham as pegadas do Anhanguera.

Pelas águas de um lago inundada,

Transferiu-se a um lugar muito mais alto,

Tornou-se conhecida em toda parte

Como a flor e a princesa do Planalto.

Celeiro do Brasil, torrão gigante,

De poesia, rincão encantador,

Jamais, Paranaiguara, a olvidaremos,

eu nome cantaremos com ardor.